domingo, 25 de maio de 2008

Conselhos para uma boa alimentação

  • A ingestão regular de leite e queijo garante ao organismo as quantidades necessárias de cálcio.
  • O ferro está presente no fígado das aves e na carne, nos legumes e frutos secos, nas hortaliças, nas ostras, chocolate e nos ovos.
  • A glucose (frutos maduros, secos, mel, açúcar de cana, de beterraba, leite. Cereais, batatas, legumes secos, pão, vegetais) em excesso é transformada em gorduras e colocada em reserva pelo tecido adiposo. Uma alimentação muito rica em glucidos é responsável pela obesidade.
    Uma parte da glucose ingerida é imediatamente assimilada pelos órgãos. Uma outra é armazenada nos músculos e no fígado.
  • Em termos nutritivos a carne crua não apresenta grande interesse, desaconselhando-se mesmo em termos higiénicos. A cozedura elimina micróbios e parasitas tais como a ténia.
  • De todas as miudezas o fígado é a mais importante com uma elevada taxa de ferro, em vitaminas A e D e vitaminas B e C. O fígado deve compor pelo menos uma refeição por semana, sobretudo para as crianças, grávidas, adolescentes e convalescentes.
  • A intolerância ao leite pode dever-se a uma má digestão de matéria gorda, bastando para isso consumir leite desnatado ou magro, ou ainda leite homogeneizado. Por outro lado a dificuldade de ingerir leite pode estar relacionada com alergias individuais.
  • Quem sofre de lactose pode substituir a ingestão de leite pelo consumo de queijo, consumindo-o diariamente.
  • A manteiga consumida em excesso pode atrasar e perturbar a digestão devendo, como tal, evitar-se rações diárias muito elevadas.
  • O pão levedado e não levedado tem o mesmo valor nutritivo.
  • Os vegetais crus são excelentes estimulantes intestinais. Os legumes e quase todos os frutos podem ser consumidos crus. Contudo, se a ingestão mineral e vitamínica é indispensável sob esta forma, não se revela suficiente para cobrir as necessidades do organismo. O excesso de vegetais crus também pode levar a desordens intestinais.

Sem comentários: