sábado, 24 de maio de 2008

A Roda dos Alimentos

A rodas dos alimentos é uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. O seu símbolo, tal como o nome indica, é em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos; os chamados grupos de alimentos. Mas, em muitos outros países a roda dá lugar à pirâmide dos alimentos, que na opinião dos especialistas nacionais não representa aquilo que deve ser uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada. É que a pirâmide hierarquiza os alimentos, dando assim mais importância a uns que a outros. E isto não está correcto, pois deve-se dar igual importância a todos os alimentos. Foram ainda objectivos desta reestruturação a promoção dos valores culturais e sociais dos portugueses ao promoverem-se produtos tradicionais como o pão, o azeite ou as hortícolas. Além disso, foram considerados objectivos pedagógicos e nutricionais. Com a nova roda introduziu-se o conceito de porção de modo a facilitar opções mais fáceis na escolha das quantidades de alimentos a ingerir. Como é constituída? Antes Existiam 5 grupos de alimentos sem indicação das porções recomendadas por dia.


Os grupos de alimentos eram os seguintes:





  1. Leite e derivados

  2. Carne, peixe e ovos.

  3. Óleos e gorduras
  4. Cereais e leguminosas
  5. Hortaliças, frutos e legumes







Depois

É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões que indicam, precisamente, a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:


  1. Cereais e derivados


  • Tuberculos 4 a 11 porções


  • Hortaliças e Fruta 3 a 5 porções


  • Lacticínios 2 a 3 porções


  • Carnes, pescado e ovos 1,5 a 4,5 porções


  • Leguminosas 1 a 2 porções


  • Gorduras e óleos 1 a 3 porções





  • Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, esta representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 e 3 litros. De uma forma simples e sucinta, a nova Roda dos Alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

    Sem comentários: